REF.: MAN6844
A Série Psicologia e Neurociências do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo fornece instrumentos e estratégias interventivas com enfoque cognitivo, socioemocional e comportamental voltados inclusive para quadros neuropsiquiátricos. São treinos pautados na prática clínica de equipe multidisciplinar para guiar pacientes na conquista de maior autonomia, consciência e domínio de ambiente.
Este livro traz estratégias de manejo comportamental e mudanças ambientais que favorecem a adaptação e a inserção escolar de crianças e adolescentes com dificuldades e transtorno de aprendizagem, com ou sem comorbidades neuropsiquiátricas. Os temas abordados e as atividades sugeridas incluem a estimulação de processos cognitivos como habilidades intelectuais, atenção, aprendizagem e memória, linguagem, habilidades sensório-motoras e habilidades das funções executivas
A educação inclusiva deve envolver todos os alunos, independentemente das dificuldades apresentadas, e envolve suporte interventivo, adequação das instruções e apoios que permitam ao aluno o sucesso no currículo básico. Este livro oferece estratégias de manejo comportamental e mudanças comportamentais na escola para inserção de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem, com ou sem comorbidades neuropsiquiátricas.
SUMÁRIO
Introdução
Definições fundamentais para o início
Habilidades cognitivas e aprendizagem
Habilidades sensório-motoras interconectadas à aprendizagem
Processamento auditivo
Processamento visual e auditivo
Atenção interconectada à aprendizagem
Memórias interconectadas à aprendizagem
Linguagem oral interconectada à aprendizagem
Linguagem escrita
Funções executivas
Crianças com dificuldades socioemocionais
Transtornos psiquiátricos
Quem avalia?
Sugestões com estratégias para modificação no ambiente escolar
Organização e autonomia dos alunos
Auxiliar os alunos a planejarem suas ações para alcançarem os objetivos
Atividades
Referências bibliográficas